Dica de Final de Semana- QUEIJOS E VINHOS!!!

Obaaa chegou mais uma sexta-feira mega especial, pois este final de semana teremos mais uma festa do mês da Galera Leão do Norte. Os anfitriões de julho são a Fabi o Juninho e o Pedro que já nos deram as dicas e fizeram suas “exigências” para a festa

( e nós amamos isso pois ficamos ainda mais ansiosas)

E já que a o post de hoje é sobre encontros de amigos que tal uma noite de Queijos e Vinhos?

Como é preciso acertar o cardápio na hora de organizar sua festinha separamos dicas de queijos e vinhos e suas combinações!!

Queijos de Casca Dura:

Em geral, queijos de casca dura combinam com vinhos tintos e queijos frescos vão melhor com os brancos. E quanto mais cremoso o queijo, mais acidez o vinho deve ter

Queijos azuis

Os assim denominados, feitos a partir da maturação de fungos, como o gorgonzola, roquefort, stilton, maytag, combinam com vinhos mais doces, para quebrar o sabor rico, forte e salgado. Escolha um recomendado para acompanhar sobremesas, tinto, um branco de Sauternes ou vinho do Porto.

Queijos frescos e sem casca

Vinhos brancos leves, como o riesling ou chardonnay, acompanham bem mussarela ou mascarpone. Vinho rosés também são opções.

Queijos de massa mole e casca aveludada

Os mais conhecidos são o brie, chamois d’or e camembert que vão melhor com vinhos brancos, do tipo chardonnay. Quem preferir a companhia de um tinto pode optar por vinho pinot noir.

 

Queijo de cabra

A companhia para a versão feita com o leite do animal são os vinhos produzidos com a uva sauvignon blanc. A escolha vale para também para o tipo feta, feito com leite de cabra e de ovelha, e os mais famosos como os de rocamadour e valençay.

Queijos de casca lavada

São os de pasta mole e semidura que passam por lavagens periódicas durante o processo de cura ganhando, assim, sabor mais suave. Há inúmeros tipos, como pont l’êveque, taleggio, livarot, époisses, maroilles ou munster que vão bem com vinhos feitos com a uva syrah. Tintos suaves e brancos secos também podem ser boas opções.

Massa cremosa e prensada

Reblochon, port-salut, saint-nectaire, saint-paulin combinam com vinhos tintos, que podem ser da versão cabernet sauvignon, malbec ou pinot noir.

Serra da estrela

O famoso queijo português feito com leite de ovelha pode ser combinado com um vinho do Porto ou com outros do mesmo país, sempre tintos.

Parmesão e grana padano

Mais duros e geralmente usados como complementos em refeições, podem ser consumidos com vinhos do tipo pinot gris ou pinot grigio.

Suíços

De paladar fácil, como emmental, gruyère, maasdame, fol epi, gouda, costumam agradar a todos. As melhores companhias são vinhos brancos doces, como os chardonnays. Mas é possível servir também com pinot noir ou vinhos da região da Borgonha, sejam tintos ou brancos.

Provolone

A dupla ideal é formada com vinho feito com as uvas gewürztraminer ou syrah, embora um shiraz australiano também possa ser uma boa alternativa.

Catupiry

Até a versão brasileira combina com vinho, no caso um rosado seco.

Fondue

Prefira os brancos ácidos, como os suíços, gregos, austríacos ou os feitos com a uva sauvignon blanc da Nova Zelândia.

 

 

Achou muito formal? Pois então saiba que não é pecado mortal servir um único vinho durante toda a reunião, mesmo tendo vários tipos de queijos à disposição. Nesse caso, escolha um que não seja muito maduro nem muito suave.

Para  incrementar o cardápio inclua pães e frutas na mesa. As frutas além de combinar com alguns queijos, ajudam a limpar o paladar para experimentação de novos sabores, as uvas e as maçãs são as preferidas dos especialistas,as frutas secas também são boas opções.

E não se esqueça de deixar água à disposição dos convidados.

Bom Final de Semana!

Beijos,Entre7amigas!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s